"Existe apenas um momento exato para ir pescar, e esse momento é sempre que você puder."

Agenda de Pescarias (veja se sua pescaria já foi agendada)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Sauadaua

O "Sauadaua" é uma propriedade particular com quase 2.000 ha (20.000.000m2 ou 4942 acres) pertencente a família Gadelha. A propriedade é composta por um igarapé principal com aproximadamente 37 km lineares desde a nascente até a foz no rio aracá, seis (06) igarapés afluentes e outros menores com extensões variando entre 6 e 15km lineares cercado por floresta nativa, com mix de floresta de igapó, campos, campinas e terra firme. Além disso, na área de terra firme encontra-se um castanhal nativo contendo mais de mil exemplares da imponente castanheira da Amazônia.
O nome um tanto inusitado e exôtico tem origem num dialeto índigena local e quer dizer "lugar do bem" e refere-se também ao igarapé principal que atravessa toda a propriedade. Trata-se de um igarapé de águas claras e cristalinas, que dependendo da época do ano e de acordo com o volume de água despejado por seus afluentes muda a sua tonalidade de um verde claro para um verde escuro e turvo.
Igarapé "água boa"...um espetáculo!
O Sauadaua está localizado a nordeste do Amazonas, mais precisamente no rio Aracá, a cerca de 85km em linha reta do centro urbano do município de Barcelos no Amazonas (por via fluvial cerca de 120km) . O Rio Aracá é um destino turistico muito conhecido por pescadores esportivos do Brasil e do mundo. 
 
 Imagem de satélite mostrando a localização do Sauadaua e  as curvas do rio Áraca
A preservação de uma área tão grande não é tarefa fácil. Há mais de 7 anos contratamos um amigo muito especial para cuidar da propriedade. Ele nos ajuda na preservação e evita que pessoas mal intencionadas como madereiros, caçadores, biopiratas e outros invasores não autorizados invadam o local. 
 
Sr. Paulo ou "seu Paulinho" para os íntimos - nosso guerreiro na preservação da área

2 comentários:

  1. Allen, parabéns pelo belo lugar...
    Mas cadê os preços dos pacotes? o site em inglês?
    Fotos da estrutura de hospedagem?
    Se precisar de ajuda me fala....
    Quando é a melhor época pra conhecer este paraíso?

    ResponderExcluir
  2. Jwildes, obrigado pelo comentário e por acessar nosso blog. O lugar realmente é um paraíso exuberante e selvagem. Comentários como o seu são muito bem vindo e só nos ajudam na melhoria do serviço uma vez que nosso blog é muito recente. Respondendo seus questionamentos, eu coloquei no blog meu e-mail e telefone com objetivo de conhecer melhor os interessados e saber que tipo de atividades eles gostariam de fazer, quantas pessoas gostariam de trazer, etc.
    Nossa estrutura é pequena mas bastante acolhedora. Em Barcelos, hospedamos os amigos e clientes em minha casa (2 quartos+1suite+tv+café+mirante c/vista para rio negro). Se o cliente preferir indicamos também bons hotéis na cidade. Na propriedade, que fica a 85km de Barcelos, utilizamos barracas e uma pequena casa rústica feita de madeira para abrigar os clientes.
    Qualquer época do ano é boa para conhecer esse lugar mas no período da vazante (fim de setembro a ínicio de abril) a beleza do local é amplificada pela formação de centenas de praias de areia bem braquinha e por ser o melhor período para pesca dos tucunarés. Quem procura fazer exploração de trilhas (trekking) e igarapés, o melhor período é entre maio e ínicio de setembro.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir