"Existe apenas um momento exato para ir pescar, e esse momento é sempre que você puder."

Agenda de Pescarias (veja se sua pescaria já foi agendada)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Uma Aventura ao Mundo Perdido da Serra do Aracá

Nossa aventura começa há dois meses atrás, quando um amigo da Noruega chamado Simen From me envia um e-mail solicitando detalhes e orçamento para conhecer e subir a Serra do Aracá. Naquele momento, iniciamos  todos os preparativos, planejamento e logistica para essa jornada. Tudo deve ser pensado minuciosamente, desde os guias, que devem ser pessoas de confiança e com grande experiência nesse tipo de aventura, até outras coisas não menos importantes como transporte (voadeiras),  alimentação, acampamentos, combustível, cordas, roupas, calçados e proteções necessárias. A segurança é sem dúvida o ponto mais importante de nossa jornada. Todos estavam sempre antenados e preocupados com tipo de roupa, calçado, trechos críticos do rio, insetos, repelentes, protetor solar, redes com mosquiteiros, barracas, locais de camping e tudo mais necessário para uma viagem tranquila e sem acidentes.
Nossos acampamentos
O principal rio de acesso a Serra do Aracá é o Rio Jauari, um dos afluentes do Rio Aracá. Portanto, para muitos, o nome correto da montanha é Serra do Jauari e não Serra do Aracá.
 Ao fundo vista panoramica da Serra do Aracá (ou Serra do Jauari)
Nossa jornada foi de exatamente 11 dias. Navegamos mais de 18 horas entre 4 rios e 1 igarapé antes de chegar próximo a base da Serra. Além disso, foram 4 dias de caminhadas, subidas e descidas na floresta e na montanha. Para uma aventura desse porte, o preparo físico é sem dúvida um fator determinante para se alcançar os objetivos planejados. Eu me preparei 2 meses, fazendo caminhadas e corridas diárias de pelo menos 8km. Nosso amigo Simen fez uma preparação física mais intensa e mais longa, foram quase  4 meses com caminhadas, corridas e ciclismo na Noruega. Ao final da aventura, estavamos quase 5 kilos mais magros.
Eu, muito bem preparado para a jornada
Alguns obstáculos naturais
Há alguns anos, existia um caminho feito por um morador antigo do local, tratava-se de uma trilha com cerca de 8km que terminava na base da Serra e logo em seguida era possível subir a montanha por um caminho usado por turistas, pesquisadores, garimpeiros e outros aventureiros. Infelizmente, depois de um dia de procura, chegamos a conclusão que a trilha e o antigo caminho de subida estavam totalmente perdidos. Faz mais de 5 anos que o mesmo não é utilizado por ninguém. A floresta é implacável e não deixa marcas depois de algum tempo. Apesar da preocupação em não termos encontrado o antigo caminho, nos reunimos rapidamente e decidimos fazer um novo caminho de subida. Tinhamos tudo, facões, cordas e toda disposição e vontade de alcançar o topo da montanha.
Olha eu escalando a montanha

Um pouquinho das imagens capturadas
No topo da Serra, observando as nuvens cobrindo a montanha
A Serra e sua beleza singular
Espetacular é pouco para definir a beleza da Serra do Aracá
Pequeno igarapé no alto da montanha
Foram exatamente 1184m de subida até o topo da montanha, como não havia caminho de subida, acampamos a quase 700 m de altura antes de alcançarmos o topo. A temperatura a noite chega em torno de 5 graus Celsius ou menos. Nosso termômetro chegou a marcar 3 graus Celsius numa noite de chuva. O mês escolhido para essa aventura talvez não tenha sido o melhor em função das chuvas torrenciais e do frio excessivo. Já é inverno na Amazônia e o melhor mês para subir a montanha é agosto quando as chuvas diminuem e o sol aparece com mais frequência. Foram poucos dias em que o sol deu o ar de sua graça.
Contemplando as raízes e plantas encontradas no alto da montanha
Exemplar encontrado no alto da Serra
 Plantas e flores com tons e cores vibrantes
Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, aos nosso amigo Simen (meu cliente e agora também amigo) e nossos guias Domingos (vulgo Domingão) e Radiomar (Vulgo Radio), pelo sucesso total dessa jornada.
Nossos guerreiros Domingos e Radio
Queda d`água no igarapé da Anta
Montanha mágica
Vista do Igarapé que é um caminho natural a Serra
Nosso amigo Simen 

2 comentários:

  1. Que maravilha Allen!!!!

    Quando estiver aí em outubro espero poder te encontrar para conversarmos sobre essa aventura, porque quero saber detalhes para que possamos organizar uma dessas!!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandre, imagina um lugar realmente bonito. A sensação de conquistar uma montanha e estar num lugar tão lindo são coisas para poucos privilegiados. Seria um grande prazer te levar a esse lugar praticamente intacto pelo homem. Realmente é uma aventura inesquecível. Depois que voltei de lá fiquei com uma vontade imensa de voltar. grande abraço amigo.

    ResponderExcluir