"Existe apenas um momento exato para ir pescar, e esse momento é sempre que você puder."

Agenda de Pescarias (veja se sua pescaria já foi agendada)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Troféu de 10,5Kg - Pescado no Rio Cuiuni - Barcelos-AM - Outubro/2010





Assista este incrível vídeo de um troféu de 10.5kg pescado em outubro/2010 pelo nosso amigo Viana, sua esposa Marcela e o nosso amigo e melhor piloteiro de Barcelos, Seu Dadá.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Peixes da Temporada 2010/11 - Barcelos/AM

Nossos amigos Silvio, Tico e Rogério com belos exemplares - Rio Demeni - Fev/11
 Nosso amigo Alex em grandes momentos - Barcelos - Fev/11







Nosso amigo Bruno com um belo exemplar de 7,5kg - Rio Cuiuni - Janeiro/11
 Nosso amigo Talma com um belo Tucuna de 4,0kg - Rio Cuiuni - Janeiro/11

Nosso amigo Luan e seu monstro de 10,4 kg - Mata Alta - Outubro/10
 Pirarara pescada em nossa propriedade no Aracá em  25/11 - 40kg de pura força!
 Nosso amigo Emmanuel com 2 belos exemplares - 3,0 e 5,0kg - Out/10
Família Lamas - Acampamento e Pescaria - Rio Cuiuni - Out/10
 Nosso amigo Bruno e um belo exemplar de 5,0kg - Out/10
 Quem já comeu um peixe fresco temperado só no sal e assado no muquem sabe o que é um sabor inesquecível!
Luan e Seu Dadá: mais um lindo exemplar de 8,0kg - Out/10
 Preparativos matinais para saída
Acampamento na boca do rio Demeni
(Nossos amigos Edinaldo, Gesilton, Danilo, Vinícius, Rubinho, Wilson, Zezo e Nino)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Aventura é agora!

 
Sejam bem vindos ao blog de nossa propriedade. Diferentemente do turismo tradicional, oferecemos um turismo voltado a um contato íntimo, rústico e único com a natureza. Nossa estrutura é simples e modesta mas bastante acolhedora. Privilegiamos a simplicidade da natureza e a beleza da floresta. Nosso foco são pessoas que amam a natureza e têm consciência de sua importância para o nosso futuro e para o futuro do nosso planeta. Pessoas que curtem a vida natural, que gostam de acordar cedo, ver o sol nascer e se por, tomar uma café descontraído, tomar banho de rio ou igarapé, de pescar, caminhar na floresta, observar a vida selvagem, explorar, fazer novas descobertas e principalmente, fazer novos amigos.
Aqui a natureza é a rainha e soberana. Seus segredos e mistérios estão bem protegidos e se fundem num misto de aventura e exuberância. Poucos mortais tiveram o privilégio de conhecer este lugar maravilhoso. Venha ser um deles!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Sauadaua

O "Sauadaua" é uma propriedade particular com quase 2.000 ha (20.000.000m2 ou 4942 acres) pertencente a família Gadelha. A propriedade é composta por um igarapé principal com aproximadamente 37 km lineares desde a nascente até a foz no rio aracá, seis (06) igarapés afluentes e outros menores com extensões variando entre 6 e 15km lineares cercado por floresta nativa, com mix de floresta de igapó, campos, campinas e terra firme. Além disso, na área de terra firme encontra-se um castanhal nativo contendo mais de mil exemplares da imponente castanheira da Amazônia.
O nome um tanto inusitado e exôtico tem origem num dialeto índigena local e quer dizer "lugar do bem" e refere-se também ao igarapé principal que atravessa toda a propriedade. Trata-se de um igarapé de águas claras e cristalinas, que dependendo da época do ano e de acordo com o volume de água despejado por seus afluentes muda a sua tonalidade de um verde claro para um verde escuro e turvo.
Igarapé "água boa"...um espetáculo!
O Sauadaua está localizado a nordeste do Amazonas, mais precisamente no rio Aracá, a cerca de 85km em linha reta do centro urbano do município de Barcelos no Amazonas (por via fluvial cerca de 120km) . O Rio Aracá é um destino turistico muito conhecido por pescadores esportivos do Brasil e do mundo. 
 
 Imagem de satélite mostrando a localização do Sauadaua e  as curvas do rio Áraca
A preservação de uma área tão grande não é tarefa fácil. Há mais de 7 anos contratamos um amigo muito especial para cuidar da propriedade. Ele nos ajuda na preservação e evita que pessoas mal intencionadas como madereiros, caçadores, biopiratas e outros invasores não autorizados invadam o local. 
 
Sr. Paulo ou "seu Paulinho" para os íntimos - nosso guerreiro na preservação da área

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Igarapés Perdidos

Todos os igarapés mostrados abaixo, fazem parte de nossa propriedade e a maior parte
continua totalmente inexplorado até suas nascentes. Como podemos ver, a cristalinidade e transparência dos mesmos são um convite a um mergulho inesquecível.  Um verdadeiro espetáculo de cores e tons levando vida e beleza a floresta.

Igarapé "água boa"...azul misterioso!
Igarapé "Maloca" em tons de amarelo ferrugem!
Igarapé "Papagaio"...verde reluzente!
 Igarapé "Rocinha"...descoberta recente!
Igarapé "Cristal" minha última descoberta!
 Explorando Igarapé 
 Parada estratégica
  Saída do igarapé principal na época da vazante
Sauadaua na vazante do Aracá

Opções oferecidas aos nossos amigos

A pedidos de nossos amigos, estamos incluindo no blog as principais atividades desenvolvidas no Sauadaua e em Barcelos:
1) No Sauadaua (Rio Aracá, a 85km em linha reta da área urbana de Barcelos):
a) Camping Selvagem: Os acampamentos são montados em pontos estratégicos da propriedade, utilizando barracas de camping  protegidas por uma barraca maior montadas pelo guias. Se o cliente optar em não dormir no acampamento, também utilizamos para pernoite uma casa rústica no ínicio da propriedade.
b) Trekking: Caminhadas em trilhas abertas na floresta com mais de um dia de duração (neste caso, com pernoite na floresta);
c) Hikking: Caminhadas em trilhas abertas na floresta com duração inferior a 24h (sem pernoite);
d) Pesca Esportiva: Pesque e solte com material profissional ou artesanal de tucunarés, trairas, piaus, pacús, surubins, matrinxãs, piranhas, etc;
e) Focagem de jacarés e outros animais noturnos: utilizando pequena embarcação e uso de lanternas, fazemos um tour observando tais animais durante a noite;
f) Observação de Fauna e Flora: Durante a caminhada nas trilhas, fazemos paradas regulares para hidratação, observação, filmagem e fotografia de pássaros e animais silvestres;
g) Mergulho nos Igarapés perdidos: Mergulho com máscara e snorkel em um ou mais igarapés de águas claras e transparentes;
h) Exploração dos Igarapés perdidos: Os turistas são levados de voadeiras até a foz dos igarapés e dependendo do nível de água encontrado, a exploração é feita de voadeira ou a pé seguindo o curso do mesmo;
i) Exploração de outros locais não indicados acima: A propriedade possui vários locais inexplorados como campos, campinas, areiais, lagos, etc. Essa atividade é avaliada junto com o cliente através de mapas da região e planejamento de um novo roteiro;
Qualquer época do ano é boa para conhecer nossa propriedade mas no período da vazante - entre o fim de setembro e inicio de abril - a beleza do local é amplificada pela formação de centenas de praias de areia branca nos rios negro e aracá. Nessa época, a pesca esportiva também está no seu pico máximo e os diversos rios da região recebem pescadores esportivos de todo Brasil e do mundo. Para quem quer fazer exploração dos igarapés perdidos a melhor época é entre os meses de maio e setembro, periodo que os rios e igarapés estão mais cheios e navegáveis. 
Quando o Rio Aracá seca além do normal como aconteceu na temporada 2009/2010, a única forma de se chegar no Sauadaua é por meio de pequenas embarcações de calado baixo ou voadeiras (pequenos barcos de aluminio movidos a motor de popa). Barco grande nem pensar!
                     Alguns locais de camping e pernoite no Sauadaua
    
                             Algumas Trilhas (click para ampliar)
2) Expedição a Serra do Aracá e visita a maior cachoeira do Brasil: 
No Rio Jauari, um dos afluentes do Rio Aracá, a cerca de 215 km em linha reta da área urbana de Barcelos e cerca de 350km por via fluvial, encontra-se a maior queda d'água livre do Brasil, a Cachoeira do Eldorado, também conhecida como Cachoeira do Aracá ou do Jauari. Devido a distância, o gasto com combustível é bastante significativo sendo mais econômica a formação de um pequeno grupo expedicionário onde os custos são rateados e diluídos. A viagem pode ser feita em voadeira sendo mais econômico fazer o trajeto mais longo em pequenas embarcações regionais movidas a diesel e o trajeto menor, dentro dos igarapés, fazer em voadeiras. A melhor época do ano para conhecer a serra e a cachoeira é no periodo entre os meses de maio e setembro onde os rios e igarapés estão mais cheios e navegavéis. Fazemos expedições em voadeiras ou em pequenos barcos regionais. Estamos tentando montar um grupo para o segundo semestre (depois da copa e antes de outubro).
           Serra do Aracá e Cachoeira do Eldorado (click para ampliar)
3) Em Barcelos (num raio de 30 a 35km da área urbana):
- Pesca Esportiva do Tucunaré: Diferentemente do tradicionais barcos hotéis, fazemos pescarias partindo de Barcelos em voadeiras (pequenos barcos com motor de popa 15/30hp). Trata-se de um segmento que vem sendo explorado mais recentemente em função de muitos turistas se sentirem "engessados" nos barcos hotéis além da impossibilidade de pescaria em rios cujo nível esteja abaixo do normal na época da vazante. Trabalhamos com guias experientes e temos os principais pontos de pesca mapeados no computador e gps.
- Pescaria com pernoite e acampamento:  O diferencial é que o próprio piloteiro ajuda na montagem do acampamento. O acampamento é armado em alguma das centenas de ilhas ou praias existentes na época da vazante. O custo é o mesmo.
-Hospedagem em Barcelos:Temos casa própria mobiliada, completa que alugamos para
famílias, amigos e clientes por curta temporada de no máximo 15 dias. Possui 3 quartos sendo 1 com suite, sala, cozinha, varanda, mirante de frente pro rio negro e com vista pra praia grande, ar condicionado, tv+café simples. Diária R$ 50,00/casal (consulte-nos com antecedência devido a elevada procura na alta temporada).
Acomodações em Barcelos (click para ampliar)
Envie um e-mail para sauadaua@hotmail.com informando as atividades que deseja fazer, indicando o número de pessoas e a data planejada. Se quiser um atendimento mais rápido ligue para 092 9229-3104 ou 092 3584-3667. Enviamos orçamento sem compromisso.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Plantas Exóticas, frutas e árvores gigantes

Espécie de planta encontrada no leito de alguns igarapés. Trata-se de um exemplar possívelmente não catalogado pela ciência. Se você remover um pedaço (gomo) da mesma, ela se autoregenera em aproximadamente 20min. Os caboclos utilizam seu sumo interno para cura e cicatrização de feridas em tempo rápido.
Pequena Piaçabeira - usada para fazer vassouras
Unha de gato - propriedades anti-inflamatórias
O bacuri tem um sabor especialmente ácido e adocicado. As propriedades organolépticas da fruta são notáveis e ela é rica em fósforo, ferro e vitamina C. A polpa pode ser comida crua ou usada para fazer doces, suco, licores e sorvetes. Uma delícia!
Cipó d'água - mantando a sede no meio da floresta
Castanheira da Amazônia - árvore de 35m
Frutos da Castanheira - Ouriços
Debulhando o açaí
Angelim de 30m derrubado por tempestade

domingo, 16 de maio de 2010

Monstros do Rio e outros menores!

Em Barcelos você terá oportunidade de pescar os grandes exemplares de tucunarés, pirararas, filhotes e até piraíbas. Trabalhamos com guias experientes e que conhecem profundamente a região. Mapeamos os principais pontos de pesca através da utilização de imagens de satélite e gps. Abaixo mostramos algumas fotos de amigos que tiveram o privilégio de pescar nesta região sem igual no planeta:
 Esposa do Eric com um grande exemplar de 9,5kg
Nosso amigo Dadá e o Eric com um pequeno exemplar
Tucuna do Geraldo, irmão do nosso amigo Luiz Guedes...10,450kg!!

 Este sou eu...um paca de 8kg...brigador demais esse peixe!!
Pirarara de 25kg - ainda dentro d'água
  Nosso amigo Diogo com seu exemplar de 20kg
Nosso amigo Fábio com seu belo exemplar de 7 kg
Olha eu como mais um monstro de 45kg...nana nenem!!! 
Surubim de 8kg - Quem disse que mulher não sabe pescar!
 Alguns exemplares de peixes ornamentais
 
Arraia - os turista a chamam de "flat fish"
Monstro de 11kg do Daniel
Grandes exemplares - 8 e 9 kg
 Linda pescadora!
Acreditem ou não o objeto no lado direito da minha cabeça é um OVNI. Logo abaixo um Aracú branco e um Pacu Buala...um jantar dos Deuses nesse dia!!!