"Existe apenas um momento exato para ir pescar, e esse momento é sempre que você puder."

Agenda de Pescarias (veja se sua pescaria já foi agendada)

domingo, 23 de dezembro de 2012

Os capixabas no Aracá!



Quando o Dr. Henrique Schneider, um médico famoso e muito respeitado em Vitória-ES me ligou solicitando detalhes e custos para uma pescaria no alto rio Aracá, imediatamente comecei a vislumbrar todas as possibilidades e desafios que uma jornada de 10 dias utilizando acampamento selvagem iria demandar. Dr. Henrique juntamente com seu grupo de amigos capixabas – João, Pedro e Riquinho me dariam o privilegio de levá-los aos locais de pesca mais remotos do majestoso rio Aracá. Este rio é considerado por algumas publicações internacionais e por muitos pescadores esportivos e aventureiros, como um dos rios mais bonitos do mundo em função das belíssimas praias de areia branca formadas a cada curva do rio na época da vazante e, por estar dentro de uma área de transição entre a planície amazônica e uma cordilheira formada por montanhas espetaculares que se erguem a mais de 1000 metros de altura, onde é possível contemplar e deslumbrar-se em paisagens únicas como serras, serrotes, cachoeiras, trilhas e abismos conhecidos por poucos e privilegiados mortais.
Da esquerda para direita: Dr Henrique, Seu Pedro, Riquinho e João.
  Rio Aracá, serpenteando no meio da selva
Diferente da rigidez e pouca flexibilidade de um barco hotel, esse tipo de pescaria – apesar da simplicidade e pouco conforto das acomodações – traz consigo boas praticas e grandes virtudes: o fortalecimentos dos laços de amizade, o companheirismo, o trabalho em equipe. Sem dúvida, o lado humano de cada pessoa vem à tona  e as amizades fortificadas. 
Além disso, traz também a  possibilidade de exploração detalhada dos locais de pesca assim como de um contato mais íntimo e singular com a natureza.
Alguns de nossos acampamentos 
           O resultado final foi excelente. Uma pescaria esportiva com alta produtividade, muitos peixes, alguns troféus e muitas histórias de pescador para contar. Mas sempre afirmo para os amigos, tal resultado foi o produto de alguns fatores: rio muito baixo e baixando, ausência de pescadores e barco hotéis e sem dúvida também a competência dos pescadores com seus materiais de alta qualidade. As imagens abaixo falam por si.
 

Sempre afirmo que uma aventura desse porte requer muita coragem e disposição dos pescadores e da equipe de colaboradores. São vários os desafios a serem vencidos, a demora inicial para alcançar os locais mais remotos, o sol implacável, a chuva de verão, o cansaço e a fadiga que depois de alguns dias começam a mostrar seus sinais. Mas quando somos brindados com um resultado tão bom, o desejo é de repetir a dose e fazer sempre melhor é inevitável.
Todos os grandes peixes dessa pescaria foram devolvidos ao rio para que outros amigos tenham o mesmo prazer no futuro. 
Nossos agradecimentos especiais aos amigos pescadores Henrique, Riquinho, João e Pedro, aos piloteiros Rafael e Domingos. Também ao nosso amigo Negão, proprietário do pequeno barco que transportou a tralha, alimentos, bebidas e combustível e seu parceiro Xande.
Todo planejamento e logística dessa viagem foi desenvolvida pela Sauadaua Pesca Esportiva & Ecoturismo na pessoa de seu proprietário, Allen Gadelha. 
Despeço-me dos amigos com uma imagem espetacular da Serra do Aracá, cuja mesma foi capturada do alto de uma pequena montanha existente no local de pesca:
Serra do Aracá ao fundo escondida entre as nuvens